O que é ilustração digital?

O que é ilustração digital?

Antes de responder esta pergunta é necessário entender o conceito de ilustração.

 

Segundo a Wikipédia, ilustração é:

 uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração.

Ou seja, qualquer imagem, não importando a técnica, se é desenho, pintura, gravura, ou fotografia, pode servir de ilustração em algum livro, cartaz, folheto, banner, ou qualquer mídia impressa ou digital (como banners na internet, imagens em e-books, etc.).

 

Logo, ilustração digital é qualquer tipo de ilustração que passou integralmente ou em parte pelo processo digital. Isto é, necessitou ser produzida ou finalizada em algum programa de computador – podendo ser desenhos feitos diretos no computador com o mouse ou mesas digitalizadoras, imagens digitalizadas (por um scanner) e depois editadas, fotomontagens, ou imagens editadas a partir de outras imagens digitais já pré-existentes.  O resultado é uma imagem estática – quando a imagem passa a ter movimento deixa de ser uma simples ilustração e já pode ser considerada um tipo de animação (como gif animado por exemplo).

 

Onde é usada a ilustração digital?

Hoje em dia em todo lugar.

Em muitos lugares para o processo de publicação a ilustração passará em algum momento pelo meio digital. É muito mais fácil enviar uma ilustração digital para uma editora publicar num livro, enviar uma foto digital para publicar no jornal, ou qualquer arte digital para aparecer num vídeo, do que enviar as ilustrações nas técnicas tradicionais em papel, tela ou o suporte que for. Mesmo um desenho no papel, o mesmo poderá ser digitalizado (por um scanner) para a sua publicação; e ao ser digitalizado, os artistas costumam fazer retoques (alterações pequenas ou grandes), deixando de ser assim somente uma técnica tradicional, e se tornado então uma ilustração digital.

 

Vantagens da ilustração digital

Comparada com a ilustração tradicional estas são algumas vantagens:

  1. Mais fácil de fazer correções – por estar em um arquivo de computador é mais fácil fazer as correções, como cores, tipos de letras, entre outros – imagine ter que alterar uma cor de uma pintura feita por técnica tradicional? Seria possível fazer sem estragar a pintura original? Com a ilustração digital não há este problema.
  2. Mais fácil de se adaptar para outras mídias – o arquivo digital é mais facilmente adaptável para meios impressos ou formatos de vídeo; no caso de usar uma Arte física, pode ser necessário convertê-la em digital antes de usar em outros meios.
  3. Produção mais veloz – tendo em vista que não é necessário esperar secar tintas ou revelar fotos, a produção digital tende a ser mais rápida que as técnicas tradicionais.
  4. Produção mais limpa – pintura digital não suja o ambiente, diferente da pintura tradicional, que em algum acidente as tintas podem manchar roupas, piso, etc.
  5. Custo – a ilustração digital pode ter o custo menor que o das técnicas tradicionais.
  6. Entrega rápida – por ser digital, a ilustração pode ser enviada ao cliente via internet (e-mail ou disco virtual compartilhado), de forma mais rápida do que enviar uma ilustração física (em papel, tela, fotografia, gravura, etc.) por algum serviço de entrega (Correios, motoboy, etc.).

 

Alguns tipos de ilustração digital

Eis alguns exemplos:

  1. Desenho – feito com o mouse, tablet, ou mesa digitalizadora – imita técnicas tradicionais de desenho em seus diversos estilos; também pode ser uma imagem digitalizada pelo sanner e depois editada no computador.
  2. Pintura digital – colorização de uma ilustração digital, geralmente de um desenho digital produzido anteriormente.
  3. Vetor – desenho digital que pode ser ampliando sem perder a qualidade da imagem; geralmente é a melhor opção para logotipos, já que os mesmos poderiam ser impressos ou usados em vários tamanhos.
  4. Modelagem 3D – usando programas em 3D pode-se criar imagens que imitam objetos reais, cenários e personagens; uma das vantagens é poder criar imagens de ângulos diferentes de uma mesma modelagem 3d; também é possível fazer animação 3d a partir destas modelagens.
  5. Edição de imagens – geralmente fotos editadas, com correções de cores, retoques entre outros detalhes.
  6. Fotomontagem – a partir de fotos e outras imagens digitais é feita uma composição, recortando formas, alterando, e manipulando tudo o que for necessário para se criar a ilustração final.
  7. História em quadrinhos – hoje muitos dos quadrinhos são produzidos ou ao menos finalizados com recursos digitais.
  8. Infográficos – muito mais fácil de se produzir gráficos, tabelas e outros do gênero no meio digital.

 

Pintura digital – contrastes coloridos diversos
Pintura digital – contraste branco e preto x colorido
Mouse – modelagem 3D
Mouse – outro ângulo
Mouse – vista superior

 

Exemplo de Fotomontagem – Havaianas Surf

 

Precisa de uma ilustração digital?

Entre em contato e solicite o seu orçamento!

 

 

Referência:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilustração

Quantas estrelas isto vale?

2 Comments

Deixe uma resposta