Paint X Illustrator

Paint X Illustrator

Paint é um programa de ilustração digital que costuma vir instalado com o Windows.

O Illustrator atualmente pertence à Adobe, e caso você não tenha alguma licença antiga (que era vitalícia), então será necessário assinar algum pacote atual na Adobe para poder utilizá-lo.

Ambos os programas fazem ilustração digital, porém há diferenças gritantes entre eles.

O Illustrator possui seis grandes vantagens sobre o Paint:

  1. O Illustrator trabalha com vetor – ou seja, os elementos gráficos (linhas, textos, formas, etc.) podem ser ampliados ou reduzidos para qualquer tamanho sem perder a sua qualidade.
  2. O Illustrator trabalha com camadas – os elementos são desenhados em camadas separadas, e a qualquer momento pode-se alterar os elementos de camada, passando para cima ou para baixo conforme for necessário para o desenho.
  3. Como os elementos estão em camadas, além de alterar de lugar, também há uma facilidade maior para alterar cores, formas, textos, etc.
  4. Um número de ferramentas e efeitos especias muito maior do que o Paint apresenta.
  5. Vinculação com o banco de imagens da Adobe Stock se assinar um plano para isto – facilitando assim a busca de vetores, fotos e ilustrações que poderão ser alteradas no Illustrator para as suas criações/composições.
  6. Comunicação com programas da Adobe – pode-se deixar as imagens no Illustrator já prontas para depois serem inseridas no After Effects para uma animação com elementos gráficos por exemplo.

Quais seriam então as vantagens do Paint sobre o Illustrator?

  1. Uma vantagem é o custo, pois o Paint já vem instalado com o Windows – não é necessário renovação mensal ou anual para usar o programa!
  2. A outra vantagem é que Paint é um programa muitíssimo mais leve que o Illustrator, sendo que muito provavelmente rodará em qualquer computador com o Windows original sem problemas.

Mas é possível fazer bons trabalhos com o Paint?

Diria que sim, embora tende a ser mais trabalhoso do que usar um programa mais avançado, como o Illustrator.

O que pesa mais é o artista explorar os recursos do programa e exercitar a criatividade!

Eu explorei alguns recursos do Paint e do Illutrator para produzir estes autorretratos!

Autorretrato no Paint

Acima, imagem produzida no Paint. Explorei os diversos pincéis, sendo que eu gostei do efeito de transparência que alguns deles possuem, e um que imita spray, com o qual eu desenhei a minha barba. O Paint também tem elementos gráficos prontos, como as setas que utilizei.

Abaixo ilustração produzida com o Illustrator. Utilizei uma foto antiga como base para vetorizar. Usei um recurso do programa para criar a textura de fundo. A moldura foi criada com um estilo de pincel na borda de um retângulo (o Illustrator possui muitas opções de pinceis entre outros recursos).

Autorretrato com fundo texturizado

Gostou? Necessita de um alguma ilustração para divulgar o seu negócio ou evento?

Entre em contato que faremos um orçamento sem compromisso!

Quantas estrelas isto vale?

Deixe uma resposta